Qual a função do teatro na atualidade?


O que o teatro tem a apresentar atualmente que o cinema não possa fazer melhor? Os efeitos especiais do cinema são sempre melhores que os do teatro. Com a gravação de vários takes várias possibilidades se abrem. Com a pós produção dá para tirar muita coisa no final do filme, e ainda adicionar outras se necessário. A iluminação, os ângulos, os closes, os microfones, as locações, as legendas, os cenários. O fato de poder assistir em casa, quantas vezes quiser, ou então em vários pedaços separados, além de poder pausar para ir no banheiro, certamente ajuda.

Imagem de Susan Frazier por Pixabay

         Mas então o que o teatro tem a oferecer? O inesperado. A graça do teatro é justamente que ver a peça num dia vai ser completamente do que ver a mesma peça um dia depois. O que pode dar errado e ser contornado com algum truque de mestre tirado da cartola do ator preparado é algo divino. É o ápice da atuação.

            As emoções presencialmente também são uma vitória do teatro contra o cinema. É muito legal ver aquela cena que foi gravada mil vezes até sair um take que foi o mais correto. Mas, assim como nós vamos a um show ao vivo para ver o solo de guitarra ser executado com toda uma emoção diferente do gravado, assistir no teatro uma cena de pura emoção, seja ela qual for, é totalmente diferente de assistir algo no cinema ou na TV. É um sentimento inexplicável, que nada pode descrever: o “ao vivo” do teatro é especial simplesmente pelo momento.

            Com a evolução da tecnologia, o cinema e até mesmo o YouTube ganham cada vez mais espaço no meio das artes. Mas o teatro continua sendo a forma mais acessível de se atuar. Com apenas um corpo de um artista executando suas ações em uma praça pública o teatro já pode acontecer.

            Existe um pequeno ditado no nosso meio que diz que “no teatro tudo tem que ser maior”. Como não existem câmeras dando um super ultra zoom no foco da cena, as expressões tem que ser muito mais detalhadas e “maiores” para que todo o público, seja onde estiver sentado, tenha a mesma percepção. Com isso, o modo de atuar para câmera e para teatro se altera.

Imagem de Clara CALDERINI por Pixabay

            O teatro é a base de toda atuação. Um ator pode sim ter sido ensinado para atuar apenas na frente das câmeras. Mas uma hora ele vai precisar das técnicas do teatro para se virar em cena. Até mesmo as cenas cheias de computação gráfica envolvem todo trabalho de imaginação vindo do teatro, já que o ator tem que atuar com um fundo verde “enxergando” tudo que ali vai ser colocado depois. O teatro desenvolve o corpo e a alma, e o público consegue ver isso no palco. O teatro é um passe de mágica acontecendo ao vivo, é algo de outro mundo que desce até nós, terráqueos, para que possamos apreciar esse ato quase divino.