Diante das mudanças climáticas, nos deparamos com muitas notícias de incêndios, cheias, secas, derretimento de geleiras, aumento da temperatura média da Terra, furacões, níveis alarmantes de poluição e afins, as quais nos alertam sobre a necessidade de preservarmos a biodiversidade hoje para evitarmos um colapso ambiental, causado por nós mesmos, amanhã. Porém, já se perguntou por que cuidar da natureza independente da crise climática? É indubitável que, devido a uma emergência, faz-se essencial agir de imediato para, por exemplo, tentar salvar os habitats de algumas espécies de plantas medicinais que estão entrando em extinção. No entanto, o valor dos ecossistemas pode ser percebido por amor e não apenas por desespero.
![](https://i0.wp.com/redacao.cavalodetroia.org.br/wp-content/uploads/2021/01/coracao-planta.png?w=325)
A diversidade de vida, de alimentos, de paisagens e de conhecimento que está na natureza é motivo de contemplação e admiração. A água que sustenta o organismo humano, as algas que produzem Oxigênio, a manga deliciosa que a gente come no café da manhã, o feijão que sustenta o prato ou recheia aquele pão cacetinho (nhami nhami), a força da selva, a imensidão do mar que vai da agitação à tranquilidade…tudo isso faz parte da magnífica natureza. No meio ambiente, encontramos os recursos naturais e descobrimos composições físicas e químicas presentes na complexidade do mundo. Além disso, do que nos cerca surgem as inspirações para as histórias e os contos, que nos apresentam uma infinidade de possibilidades.
Os nossos livros favoritos, por exemplo, foram feitos com materiais encontrados na natureza. Então, que as próximas páginas dos capítulos da vida sejam preenchidas com as narrativas de amor e cuidado com todas as formas de vida, através da percepção das maravilhas genuínas da biodiversidade.