A chuva tá ficando ácida…


O que é a chuva ácida?
A chuva ácida é uma precipitação composta de altos níveis de ácidos nítrico e sulfúrico. Enquanto a chuva normal tem um pH de 5,6, a ácida apresenta um pH de 4,2 a 4,4.

Como ocorre?
A chuva ácida também se manifesta na forma de neve, de neblina e de pequenos pedaços de material seco que se estabelecem na Terra.

Quais são as causas?
De modo natural, a vegetação podre e os vulcões em erupção liberam determinados produtos químicos que resultam na chuva ácida. Entretanto, a maior parte da ocorrência de chuva ácida é consequência do funcionamento de usinas a carvão, fábricas e automóveis. Quando os seres humanos queimam combustíveis fósseis, dióxido de Enxofre e óxidos de Nitrogênio são liberados na atmosfera, e, ao reagirem com água, Oxigênio e outras substâncias, formam ácidos sulfúrico e nítrico que são transmitidos pelo ar. Com os ventos, os compostos ácidos se espalham através da atmosfera e ao longo de centenas de quilômetros. Além disso, a chuva ácida flui por meio da superfície em água de escoamento, entra nos sistemas de água e afunda no solo.

E as consequências, quais são?
Os óxidos de Nitrogênio contribuem para a formação de Ozônio no nível do solo, que, neste lugar, é um poluente. Além disso, a chuva ácida torna a água de lagos, córregos, pântanos e outros ambientes aquáticos mais ácidas, acarretando, portanto, mais absorção de alumínio no solo e prejudicando a vida de lagostas, moluscos, peixes e outros animais.
A chuva ácida e a neblina danificam as florestas – principalmente as que estão localizadas em maiores altitudes -, inibindo a capacidade reprodutora das árvores. Já os depósitos de ácido desfazem o solo de nutrientes essenciais, como o cálcio, e fazem com que o alumínio seja liberado, o que dificulta a captação de água pelas árvores, que também já tem suas folhas prejudicadas pelos ácidos. Na cidade, os edifícios de calcário e os carros têm suas estruturas físicas danificadas. Para as pessoas, a precipitação ácida resulta em problemas de saúde, como irritação ocular e asma.

Como abrandar a chuva ácida?
Seguindo a lógica, é preciso restringir a liberação de poluentes que a causam, ou seja, diminuir a queima de combustíveis fósseis e estabelecer padrões de qualidade do ar.