A importância das artes na educação


Quando um professor de matemática entra numa sala de aula com trinta alunos, ele não espera que os trinta sejam matemáticos quando saírem da escola. Ele não espera nem que os trinta escolham seguir uma carreira nas ciências exatas. Se dois seguirem por esse caminho, talvez ele já se considere satisfeito. Nem por isso nós vamos retirar a matemática dos currículos, ou acreditar que ela é menos importante que português ou qualquer outra matéria escolar.

Foto de Dorothe formulário PxHere

            A mesma coisa acontece com as artes. A aula de artes nas escolas não serve para criar novos artistas. Pode ser que aconteça, se dois dos trinta alunos escolherem seguir uma carreira artística, o professor já vai estar no lucro. Mas o ensino de artes é muito mais do que isso. A aula de artes é tão importante quanto a aula de matemática ou a de português.

            Existe um post que circula vez que outra nas redes sociais dizendo que os alunos deveriam ter uma série de outros tipos de ensino na escola que teoricamente não teriam. Um desses seria a criatividade. Mas a criatividade já é exercida (ou deveria ser) nas aulas de artes. As aulas de teatro servem para os alunos se preparem melhor para uma entrevista de emprego, por exemplo. Das aulas de artes, vão sair a base para todo o ensino de publicidade. Uma vez eu conheci um mecânico que disse que a principal coisa na profissão dele era saber ouvir qual o problema do carro, e que ele treinou o ouvido no coral que fazia parte.

            Infelizmente, existem matérias na escola que não são levadas a sério pela sociedade como um todo. Aulas de educação física são desprezadas e qualquer atestado médico pode tirar o aluno da aula. Filosofia é comumente considerada uma matéria “que não roda”. As aulas de ensino religioso são (essas corretamente, pois o país é laico) desconsideradas. E as artes são deixadas de lado, como se fosse uma aula de desenho livre.

            As artes na escola preparam o aluno para vida como qualquer outra matéria. O ensino de artes serve para despertar o lado emocional, serve para estimular a criatividade, serve para abrir o conhecimento sobre a cultura de um povo. E mesmo fora da escola, as artes têm um papel fundamental numa civilização, seja ela qual for, em que momento da história for. Apenas através das artes e da cultura, é possível conhecer um povo.

            Professores e artistas estudam muito e merecem ser valorizados, não por algum tipo de prestígio ou fama especial que as artes talvez mereçam, mas sim porque a cultura faz um trabalho essencial em prol da sociedade, tanto quanto a saúde, a segurança ou a educação.