Estado anuncia quitação em dia dos salários até abril de 2021


O governo estadual anunciou, nesta quarta-feira (27), que os salários do funcionalismo do Executivo serão pagos em dia nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Se o calendário for cumprido, serão seis meses de pagamento sem atraso.

A possibilidade de anunciar pela primeira vez o calendário para período mais dilatado se devem aos cenários traçados pela Secretaria da Fazenda com base nas projeções de ICMS, no calendário do IPVA e a diminuição das despesas obrigatórias, que permitiram um maior fluxo de caixa. No final de maio, o governo deverá atualizar as informações sobre os pagamentos seguintes.

“Essa é uma grande conquista do nosso Estado, porque os atrasos ocorriam há 57 meses”, disse o governador, Eduardo Leite, em vídeo divulgado nas redes sociais.

O governo firmou compromisso, em janeiro de 2019, de garantir máxima previsibilidade aos servidores, sempre anunciando as condições de pagamento até o final de cada mês. “Mantemos esse compromisso de transparência, inclusive quando é possível anunciar um calendário mais longo, como ocorre neste momento em que regularizamos o fluxo de caixa, com os salários e os fornecedores da Tesouraria Central em dia”, afirmou Leite.

Conforme o Tesouro do Estado, a quitação da folha do Executivo será feita sempre nos últimos dias úteis de cada mês, conforme cronograma abaixo. O Tesouro também ressalta que neste mês de janeiro seguem em dia os pagamentos dos fornecedores da Tesouraria Central, como merenda escolar, transporte escolar, serviços e obras de construção, ampliação e reforma de escolas e outros imóveis destinados à área da segurança, locações ou fornecimento de máquinas, de equipamentos e de veículos, seguros, limpeza, vigilância e mão de obra terceirizada, entre outros, que foram regularizados no final de 2020.

Programação da quitação da folha do Executivo até abril:

• Folha de janeiro + 1ª parcela do 13° de 2020:       29/1 

• Folha de fevereiro + 2ª parcela do 13° de 2020:    26/2 

• Folha de março + 3ª parcela do 13° de 2020:         31/3 

• Folha de abril + 4ª parcela do 13° de 2020:            30/4