#SOSAcre e a influência digital


Quantas situações de calamidade não ficaríamos sabendo se não fossem as redes sociais? Nesta semana, cidadãos acrianos gritaram, principalmente no Twitter, uma verdadeira “3ª Guerra Mundial”, como comparou o governador Gladson Cameli (PP). O estado enfrenta, simultaneamente, enchentes,  um conflito migratório na fronteira com o Peru, a falta de leitos para pacientes com Covid e um surto de dengue. Pelo menos dez cidades estão alagadas pela cheia dos rios, afetando quase 130 mil pessoas.

A movimentação pela divulgação começou ainda no sábado (20), quando imagens de cidades inundadas ganharam força na internet. Após 24h do início dos pedidos de socorro, a hashtag “SOSAcre” tomou as redes sociais. No Twitter, o assunto ficou em primeiro lugar nos assuntos mais comentados no Brasil. Influenciadores digitais e até famosos fora do Acre estão na campanha que pede ajuda imediata por parte do governo federal, além de doações.

É inegável que o potencial das redes sociais vai muito além dos relacionamentos interpessoais. Elas ajudam a denunciar, monitorar e até mesmo prever uma série de catástrofes, sejam naturais ou não. Mesmo que os veículos de comunicação em massa ainda tenham muito impacto nas narrativas, a internet traz uma ruptura neste cenário, havendo maior visibilidade, aumentando as chances de uma campanha ganhar força e permitindo que problemas alcancem a atenção de muitas pessoas e, também, pressionem pessoas importantes que conseguem, efetivamente, resolver problemas. 

Desta forma, aproveitamos o nosso espaço, que também encontra-se no ambiente digital, para pedir doações às famílias que estão desalojadas no Acre. As campanhas em canais oficiais estão sendo feitas pelo:

Ministério Público do Acre, Tribunal de Justiça do Acre e Governo do estado: doações para a campanha podem ser feitas em dinheiro por transferência ou depósito bancário (Ag.: 2359-0 / Conta Corrente: 14.300-6), ou (PIX: 63.589.899/0001-40). Em Rio Branco e no interior, o MPAC está recebendo alimentos, água potável, roupas e material de limpeza. Mais informações aqui.